16/11/2017 Bruna Rabboni

Buquê de noiva – pensando fora da caixa tradicional

O buquê de noiva é um dos itens favoritos das mulheres, mas também é um dos que mais geram dúvidas e incertezas. Hoje em dia, muitas noivinhas querem fugir do tradicional. Por isso, vamos falar sobre alternativas!

Porém, antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre a origem do buquê de noiva. Ninguém sabe ao certo em que local ou momento da história a tradição desse acessório teve início, mas temos algumas ideias.

Na Grécia Antiga, por exemplo, o buquê era feito de ramos de ervas e alho, para afastar o mau-olhado. Um costume, de certa forma, parecido com o da Idade Média, em que as mulheres faziam um trajeto longo e a pé até a igreja. Neste caminho as noivas recebiam das pessoas ervas e temperos, também para oferecer proteção e felicidade.

trigoOs buquês de noiva de flores, mais tradicionais, como conhecemos hoje, surgiram na Europa. Na época Vitoriana não era considerado próprio declarar abertamente os sentimentos. Por isso, criaram a “linguagem das flores”, onde cada arranjo representava uma “mensagem” para quem os recebia, de acordo com o significado da flor contida nele.

Outro hábito antigo é o de jogar o buquê para as convidadas. Contudo, normalmente as noivas confeccionavam dois buquês, sendo que um ficava guardado em uma redoma como lembrança.

Buquê de noiva – estilos alternativos

Apesar de quererem manter a tradição do buquê, muitas noivas não querem ou não gostam do estilo floral tradicional. Hoje em dia, ele pode ser substituído por inúmeros materiais e até formatos! Tudo depende da vontade, orçamento e ousadia!

Para te ajudar, hoje vamos fazer uma listinha diferente, mostrando exemplos de algumas opções para as noivinhas alternativas de plantão!

  • Broches e pedraria – lindo, diferente, geralmente mais pesado e perfeito para quem quer levar algumas lembranças ao altar!

buque broches e pedrarias

 

  • Origami ou papel (imagem de capa do post) – minimalista ou romântico. Tudo depende do estilo escolhido pela noiva. Ele pode ser algo clean (porém muito detalhado), como o origami, ou algo mais romântico e até mesmo com mensagens escritas, como o de papel acima.

buque de origami

 

  • Tecido – os buquês de tecido permitem uma diversidade maior, de acordo com o tipo escolhido. Abaixo, podemos ver um de renda, bem romântico e delicado e, na sequência, um de feltro, que dá um ar mais alegre e descontraído ao acessório.

buque de renda buque de tecido

 

  • Praiano – um dos modelos mais complexos de ser confeccionado, mas  o resultado é simplesmente deslumbrante! Perfeito para quem irá casar no litoral!

buque praiano

 

  • Catavento – para as noivinhas que querem fugir até mesmo do formato tradicional do buquê, essa opção é perfeita. Ela pode ser substituída por outro objetivo, como um balão, por exemplo!

buque catavento

 

  • Flores alternativas – se você quer fugir do habitual, mas ainda manter um “pé” na tradição, que tal optar por flores diferentes? O buquê de trigo (acima) ou de suculenta são ótimas opções. Você também pode optar pela flor solitária, que fica extremamente elegante e charmosa.

buque suculentas

buque flor solitária

Tagged: , , ,

FALE COM OS SANTOS!