27/07/2017 Bruna Rabboni

Cerimônias ecumênicas – entenda como são feitas!

Com o passar dos anos, a modernidade mudou muitas coisas. Mas tem uma coisa que é quase impossível de mudar – o desejo dos noivos por uma celebração especial no dia do casamento. Mesmo noivos de diferentes religiões ou que não estão dentro dos padrões da Igreja Católica (ateus, divorciados e LGBTS) esperam passar o momento da união com uma celebração que marque o ato. Para esses e outros casos que não desejam as cerimônias tradicionais, existem as maravilhosas cerimônias ecumênicas. Hoje, até mesmo algumas religiões permitem a cerimônia como um ato de romantismo e amor.

5823fbcca7337

O que são as cerimônias ecumênicas?

São cerimônias alternativas às tradicionais, onde se marca o grande dia com um ato especial, que simboliza o amor entre os noivos. Existem muitas formas de realizar esse tipo de cerimônia, por isso o Santo Casamenteiro separou 3 ideias para te ajudar nos preparativos desse momento que vai ficar para a vida toda.

WhatsApp Image 2017-07-27 at 10.26.56Para esta celebração, os noivos devem separar 3 vasos no altar, sendo que 2 devem conter areias de cores diferentes. Ao sinal do celebrante, os noivos devem pegar as areias de dentro de seus respectivos vasos e juntá-las, simultaneamente, dentro do vaso maior, simbolizando como deve ser o amor do casal – sempre junto.

Cerimônia da árvorearvore casamento

Como símbolo do amor e da união do casal, nesta cerimônia os noivos plantam uma árvore e ficam responsáveis por cuidar dela juntos, para crescer forte e gerar frutos, como o amor dos dois. Esta cerimônia é ideal para celebrações ao ar livre.

casamento-ecumenico-cerimonia-vinho-2Cerimônia das taças

Existem 2 versões para essa cerimônia. Uma com líquidos amargos e doces, e uma com diferentes vinhos. Hoje, usaremos a opção com vinhos.

Para iniciar a cerimônia, o casal deve levar ao altar 2 taças e uma jarra. Cada uma das taças deve ser preenchida com um vinho diferente, sendo um branco e um tinto. Ao comando do cerimonialista, o casal deve unir os vinhos na jarra e servir a mistura igualmente nas taças. Ao beberem o líquido resultante, os noivos simbolizam a união!

WhatsApp Image 2017-07-27 at 10.28.15

 

Tagged: , , , , ,

FALE COM OS SANTOS!