20/07/2017 Bruna Rabboni

Chegou a hora deles – Tudo sobre os padrinhos!

Tão importante quanto as madrinhas da noiva, os padrinhos exercem um papel de companheiros do noivo, muito antes de ele subir ao altar. E é por isso que, tradicionalmente, os escolhidos são pessoas muito queridas e que conhecem a história do casal, atuando como apoiadores nesse momento tão especial.

A origem

Em 1545, a partir da criação do “Concílio de Trento”, o clero se reuniu e emitiu inúmeros decretos dogmáticos sobre a fé e a disciplina da Igreja Católica. Uma das criações desta reunião foi o sacramento do matrimônio.

Antes desde acontecimento, quaisquer pessoas que fizessem seus votos entre quatro paredes, já poderiam se considerar casados. Mas o Concílio determinou que um casamento só seria considerado oficial quando celebrado por um pároco na presença de testemunhas.

Quem são eles?

Os padrinhos são os braços do noivo. São aqueles que estão sempre prontos para ajudar, independente da situação. Quase como escudeiros, precisam dar o apoio necessário, logo que aceitarem ocupar este lugar tão especial ao lado do amigo.

Podem ser amigos de longa data, ou simplesmente importantes novas amizades. Podem ser pais, irmãos, parentes em geral, ou vizinhos, colegas de trabalho e de bairro. O importante mesmo é que sejam pessoas confiáveis, pois caberá a eles um papel importante na organização e apoio do casamento.

deFoto

Funções dos padrinhos

Escolher o traje do noivo – Alguns noivos preferem seguir as noivas e manter seus trajes em sigilo. Mas para isso, precisam de ajuda, pois escolher a vestimenta sem a amada pode ser uma tarefa bem difícil.

Despedida de solteiro – Sem dúvidas, uma das partes mais divertidas em ser padrinho é a organização da despedida. Escolher o local, as brincadeiras e tudo que vai fazer parte deste dia para o noivo pode ser muito prazeroso.

Escolher as alianças – Caso o noivo ainda não tenha comprado as alianças, os padrinhos devem dar aquela forcinha na escolha do modelo, muitas vezes rondando a noiva para descobrir qual seria a joia ideal.

Escrever os votos – Os momentos próximos do dia do casamento podem ser bem desgastantes. Muitas vezes,  escrever os votos se torna uma tarefa difícil. Os padrinhos devem dar um apoio e consultoria em cada parágrafo e auxiliar o noivo nervoso com belas e sábias palavras.

modelos

FALE CONOSCO!